O TikTok Shop chegou ao Brasil e já está competindo para se tornar um dos maiores e-commerces do mercado. Agora, a plataforma permite que marcas anunciem produtos diretamente em vídeos e transmissões ao vivo, estimulando os usuários a realizarem compras sem sair do aplicativo.
Até o momento, os principais produtos vendidos são das categorias beleza, moda e artigos para casa. Durante os 90 dias de operação, o marketplace está subsidiando os fretes como estratégia para fidelizar os clientes. Marcas consolidadas no país, como Riachuelo, Natura, Cobasi, Boticário, Avon e Arezzo, já garantiram seu espaço dentro do app.
Com foco no engajamento dos criadores de conteúdo para converter visualizações em vendas, boa parte das promoções dessas lojas está vinculada a influenciadores. Outras marcas menores também marcam presença, como Simple Organic, Bold, Guday e Jami Jami.
Após o período promocional, será cobrada uma taxa de 6% sobre cada venda. Além disso, para itens com valor inferior a R$ 79, haverá uma cobrança adicional de R$ 2 por unidade. Caso o vendedor deseje dar mais visibilidade ao produto, será necessário pagar mais 6% sobre o valor da venda como taxa adicional de impulsionamento.
A revolução no comércio digital
Com mais de 126 milhões de pessoas conectadas, o Brasil é o país com maior número de usuários do TikTok na América Latina. A maioria desse público é composta por jovens que gostam de se entreter com vídeos e transmissões ao vivo, tornando o ambiente ideal para a criação desse comércio digital inovador.
Segundo o relatório do Santander, a chegada do TikTok Shop representa um novo desafio para os grandes varejistas nacionais, como Magazine Luiza, Renner e Casas Bahia, que já operam com margens apertadas e enfrentam uma recuperação desigual do consumo.
A plataforma propõe formas variadas de venda. Uma das mais chamativas é a integração de produtos em vídeos de qualquer usuário. Assim, os espectadores podem visualizar os itens apresentados e comprá-los diretamente, ampliando as oportunidades de conversão de forma orgânica.
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Por Pietra Gomes | Revisão Sara Santos