O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro registrou a volta da onça-pintada (Panthera onca) no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Sul do estado.
A onça – um macho adulto – vem sendo monitorada de forma intensiva desde dezembro de 2024 por câmeras do Inea e do Projeto Aventura Animal, parceiro do órgão.
O animal não era registrado no território fluminense desde os anos 70, de onde desapareceu por conta do avanço urbano. O retorno é atribuído ao aumento da cobertura vegetal: de 1985 a 2024, a área de mata nativa subiu de 30% para 32%.
Segundo o Inea, há um plano de capturar o animal provisoriamente para instalar um colar de monitoramento e realizar exames laboratoriais. O procedimento contará com ajuda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A onça-pintada é considerada o maior predador das Américas e é importante no equilíbrio dos ecossistemas. Os números do Inea indicam que há menos de 300 onças-pintadas em toda a Mata Atlântica.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Onça-Pintada é capturada onde caseiro foi atacado no Pantanal