A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou, nesta quinta-feira (17), atualizações sobre o estado de saúde das vítimas do grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu (GO). A colisão ocorreu na madrugada de quarta-feira (16), envolvendo dois ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo a SES, nove vítimas foram encaminhadas a unidades de saúde do estado do Tocantins. Dessas, cinco foram atendidas em Alvorada, já receberam alta e devem ser transportadas para Goiânia ainda hoje.
Outros quatro pacientes foram inicialmente levados para Gurupi. Dois permanecem em observação médica e outros dois, com múltiplas fraturas, incluindo traumatismo cranioencefálico e fraturas na face. Eles serão transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas, na capital tocantinense.
Já em Goiás, uma vítima foi levada à Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia, com uma laceração corneana de espessura total, herniação de íris e laceração de esclera. O paciente passou por cirurgia durante a madrugada, com término por volta das 4h.
O procedimento foi realizado pela equipe do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof/UFG). Posteriormente, será encaminhado ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde passará por avaliação ortopédica.
Outro estudante, internado no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, segue em estado grave, sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Ele permanece na UTI sob cuidados da equipe multiprofissional da unidade.
Abertura do 60º Conune tem homenagem às vítimas com presença de Lula
Durante a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizada nesta quinta-feira (17), em Goiânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente ao lado de outras autoridades. Em respeito às vítimas do acidente com os estudantes da UFPA, foi realizado um minuto de silêncio. A homenagem marcou o início oficial do evento, que reúne milhares de universitários de todo o país.
Relembre o acidente
O acidente foi registrado às 4h53 da madrugada de quarta-feira (16), no km 2 da BR-153, na cidade de Porangatu (GO). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta que trafegava no sentido contrário invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 estudantes da UFPA, dois motoristas e um orientador.
O segundo ônibus, que também levava estudantes ao mesmo destino, foi atingido de forma secundária, mas não houve registro de feridos entre seus ocupantes.
Os alunos estavam a caminho de Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), sediado na Universidade Federal de Goiás (UFG), com início previsto para o mesmo dia do acidente.
Por: Lais Queiroz | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Vítimas mortas em acidente com ônibus da UFPA em Goiás são identificadas