O Museu do Louvre, em Paris, na França, foi fechado neste domingo (19) após um roubo de jóias históricas. A informação foi confirmada pela ministra da Cultura da França, Rachida Dati. O ataque ocorreu por volta das 9h30 (horário local), no momento em que o museu abria ao público. O Ministério Público de Paris anunciou a abertura de uma investigação por roubo.
“Um assalto ocorreu esta manhã na inauguração do Louvre. Não houve feridos. Estou no local com o museu e as equipes policiais. As investigações estão em andamento”, escreveu Dati em publicação no X (antigo Twitter).
As primeiras informações indicam que os criminosos invadiram o museu por uma janela e roubaram joias expostas na Galeria Apollo, espaço que abriga parte da coleção imperial. Após o crime, os ladrões fugiram em motocicletas pelas ruas de Paris. Segundo o jornal Le Parisien, uma das joias roubadas foi recuperada do lado de fora do museu. Informações preliminares indicam que se trata da coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, que teria sido danificada durante o roubo.
Em nota, o Louvre, que é o museu mais visitado do mundo, informou que permanecerá fechado durante todo o domingo “por razões excepcionais”. O museu não divulgou detalhes sobre o número de suspeitos nem sobre o valor das peças roubadas. A ministra disse que acompanha as investigações no local ao lado das autoridades policiais. A área permanece isolada.
Em comunicado, o Ministério do Interior francês,Laurent Nuñez, informou que uma lista detalhada dos itens roubados está sendo compilada. “Além do valor de mercado, os itens têm um valor histórico inestimável”, destacou a nota oficial.
Laurent classificou o episódio como um “grande roubo”. Ele afirmou que os criminosos roubaram joias de “valor inestimável” e que eram um “verdadeiro patrimônio”. A operação durou cerca de sete minutos. “Eles claramente fizeram um reconhecimento prévio. Parecem muito experientes”, disse Nuñez.
O museu permanecerá fechado durante todo o domingo. A instituição ainda não comentou o crime. O Ministério Público de Paris já determinou uma investigação sobre o caso.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Mulher é baleada durante assalto na grande SP: Câmeras de Segurança flagram o crime