O embate entre o pastor Silas Malafaia e a senadora Damares Alves ganhou um novo capítulo após a parlamentar divulgar, por meio de nota à imprensa, a lista de nomes e instituições religiosas citadas em requerimentos apresentados no âmbito da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS.
A reação ocorre depois de Malafaia publicar um vídeo nas redes sociais em que ataca duramente a senadora. No conteúdo, o pastor classifica Damares como “leviana” e exige que ela apresente nomes e provas ao afirmar que grandes igrejas e líderes religiosos estariam envolvidos em esquemas de fraude contra aposentados e pensionistas.
No vídeo, Malafaia diz que acusações desse nível, sem a identificação dos supostos envolvidos, seriam irresponsáveis e prejudicariam toda a liderança evangélica. O pastor também questiona a postura religiosa e política da senadora, eleva o tom das críticas e afirma que ela deveria “calar a boca” caso não tivesse provas.
Em resposta, Damares afirmou que os nomes citados por Malafaia já constam formalmente em requerimentos apresentados na CPMI do INSS. Segundo a senadora, os pedidos foram protocolados com base em “indícios concretos identificados em documentos oficiais”, incluindo Relatórios de Inteligência Financeira e informações da Receita Federal do Brasil.
Na nota, Damares também relembra sua atuação na comissão e afirma ter sido a autora do requerimento que resultou na criação da CPMI, em 2025. Ela sustenta que o trabalho da comissão segue critérios técnicos e institucionais, sem generalizações contra o segmento evangélico.
Entre os requerimentos apresentados no âmbito da CPMI, estão pedidos de transferência de sigilo e convocações envolvendo igrejas e líderes religiosos:
-REQ 2746/2025: transferência de sigilo da Adoração Church;
-REQ 2745/2025: transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;
-REQ 2635/2025: transferência de sigilo do Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);
-REQ 2636/2025: convite a Cesar Belucci do Nascimento para comparecer à CPMI;
-REQ 2638/2025 e REQ 2734/2025: convocação de André Machado Valadão para prestar depoimento;
-REQ 2728/2025: transferência de sigilo de André Machado Valadão;
-REQ 2639/2025: convite a Péricles Albino Gonçalves para comparecer à CPMI;
-REQ 2642/2025: convite a Fabiano Campos Zettel para comparecer à CPMI;
-REQ 2826/2025: convite a André Fernandes para comparecer à CPMI;
-REQ 2640/2025: transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote.
Por fim, a senadora afirma que os documentos seguem em análise e reforça o compromisso com uma apuração responsável, ressaltando que a CPMI ainda está em andamento e que nenhuma conclusão definitiva foi apresentada até o momento.
O confronto público expõe um racha dentro do campo conservador e evangélico e ocorre em meio às investigações sobre um dos maiores escândalos recentes envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS.
Por David Gonçalves | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Damares Alves visita Papuda para avaliar as condições do local caso Bolsonaro seja preso



