A defensora dos direitos humanos Binalakshmi “Bina” Nepram, nascida em Manipur, no nordeste da Índia, esteve na FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, para acompanhar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Visivelmente emocionada com o momento, Bina falou com exclusividade ao MD News sobre sua admiração pelo presidente:
“Nós o amamos porque ele é o campeão dos países em desenvolvimento. Ele defende os direitos das pessoas, ele defende os direitos dos povos indígenas e ele defende todos nós. Desejamos tudo de melhor a ele e esperamos que continue a defender nossa causa por muito tempo.”
A ativista também destacou sua expectativa em acompanhar os desdobramentos de políticas internacionais voltadas à defesa dos povos indígenas e países em desenvolvimento.
Bina Nepram é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em prol da paz, segurança e desarmamento liderados por mulheres. Entre seus principais reconhecimentos estão o Prêmio Anna Politskovskaya (2018), o Prêmio Mulheres Têm Asas (2016), o CNN IBN Real Heroes (2011), a Ashoka Social Innovators Fellowship (2011) e o Prêmio Sean MacBride da Paz (2010).
Em 2013, foi incluída pela organização britânica Action on Armed Violence na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo na redução da violência armada. Ela também é membro do conselho do International Peace Bureau (IPB), histórica entidade pacifista de reconhecimento global.
Ao ser questionada sobre o presidente Lula, Bina não conteve a emoção, em um momento que marcou sua participação junto à imprensa.
Por David Gonçalves, correspondente MD na Itália | Revião: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Protestos pró-Palestina na Itália deixam centenas de feridos e 490 presos