Filho de um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol, Davide Ancelotti foi anunciado como o novo treinador do Botafogo na última terça-feira (8) . O contrato vai até o fim de 2026.
O italiano de 35 anos assume o cargo deixado por Renato Paiva, demitido após a eliminação do clube na Copa do Mundo de Clubes. Esta será a primeira experiência de Davide como técnico principal de uma equipe profissional.
Ligação com a Seleção Brasileira
O vínculo assinado com o Botafogo inclui uma cláusula que permite que o treinador seja liberado para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira durante a reta final de preparação para a próxima Copa do Mundo, atuando ao lado do pai, Carlo Ancelotti.
Conforme nota divulgada pela CBF, Davide será “convocado pontualmente” para contribuir com o trabalho da seleção. A expectativa é que essa integração aconteça de forma pontual, sem comprometer a de Davide atuação no comando do clube carioca.
Início dos trabalhos no Alvinegro e carreira ao lado do pai
Davide já se apresentou no Espaço Lonier e iniciou os trabalhos à frente da equipe. A nova comissão técnica contará também com três novos membros: os auxiliares Luís Tevenet e Andy Mangan, além do preparador físico Luca Guerra.
O filho de Carlo Ancelotti vinha planejando o início da própria trajetória como treinador principal e, por isso, optou por não se juntar à seleção brasileira de imediato. Antes de acertar com o Botafogo, esteve próximo de um acerto com o Rangers, da Escócia, mas as negociações não avançaram.
A trajetória de Davide no futebol começou em 2012, como preparador físico no Paris Saint-Germain, acompanhando o pai. O cargo foi repetido posteriormente no Real Madrid. A partir de 2016, passou a atuar como auxiliar técnico, função que exerceu no Bayern de Munique, Napoli, Everton e novamente no Real Madrid, onde esteve até recentemente.
Nas redes sociais, Carlo Ancelotti desejou sorte ao filho na nova jornada: “Muita sorte na sua nova aventura. Acompanharemos você de perto com todo o amor do mundo. Força!”, escreveu o treinador da Seleção Brasileira.
Clássico pela frente
O primeiro desafio de Davide no comando do Botafogo será já neste sábado (12), quando o time enfrenta o Vasco pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico será disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Por: Inês Becegato | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Thomas Müller se despede do Bayern após 25 anos de história