O Brasil segue firme na busca pelo título da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) 2025. Nesta quinta-feira (24), a seleção venceu a Alemanha por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 26/24 e 25/14, em Lodz, na Polônia, e garantiu vaga na semifinal da competição.
Rosamaria e Gabi foram as maiores pontuadoras da partida, com 13 e 12 pontos, respectivamente. Além delas, um dos grandes destaques foi a líbero Marcelle, que manteve o alto nível ao assumir a posição recentemente e vem se consolidando na titularidade absoluta com atuações muito seguras ao longo da VNL.
Agora, o Brasil enfrenta o Japão na semifinal, neste sábado (26), às 15h (horário de Brasília), valendo vaga na grande final. As japonesas foram o carrasco da seleção na edição de 2024, quando eliminaram as brasileiras na mesma fase. Quem avançar encara Itália ou Polônia na decisão. Vice-campeão em 2019, 2021 e 2022, o Brasil sonha com o título inédito. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
Como foi o jogo
A seleção brasileira teve uma apresentação segura diante da Alemanha. A adversária deu trabalho nos dois primeiros sets, mas em nenhum momento o Brasil ficou ameaçado no duelo.
Primeiro set
A partida começou equilibrada, mas logo as brasileiras controlaram e abriram 8 a 6. Após ficar à frente, o Brasil viu as alemãs reagirem e empatarem em 14 a 14. Na reta final, a equipe de José Roberto Guimarães retomou o controle e abriu vantagem em 19 a 16 e depois 21 a 16. Com tranquilidade, fechou a parcial em 25 a 19, com ponto final de Rosamaria, a maior pontuadora do set. Do lado alemão, Alsmeier e Stigrot marcaram cinco pontos cada.
Segundo set
O segundo set foi o mais emocionante. O Brasil começou melhor, abrindo 6 a 2, mas a Alemanha reagiu e encostou no placar: 9 a 7. As brasileiras chegaram a abrir 15 a 10, mas viram as rivais encostarem no 18 a 17 e empatarem no 19 a 19. Na reta final, as seleções trocaram ponto a ponto até o 24 a 24, quando o Brasil manteve a concentração e fechou em 26 a 24. Gabi foi a maior pontuadora brasileira da parcial, enquanto Cekulaev marcou cinco pelo lado alemão.
Terceiro set
No terceiro set, o equilíbrio durou até o 5 a 5. A partir daí, o Brasil simplesmente atropelou a Alemanha. Com uma sequência arrasadora de Roberta no saque e um bloqueio impressionante de Gabi com uma das mãos, a seleção abriu 8 a 5, depois disparou para 16 a 8 e ampliou para 20 a 10. Dominando todos os fundamentos, o time brasileiro não deu chances para a reação das rivais e fechou a parcial em 25 a 14, confirmando a vitória por 3 sets a 0 com autoridade.
Por: Inês Becegato | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: FPV define os confrontos do Paulista de Vôlei masculino e feminino; veja a tabela