A corrida pelo título mundial começou. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta terça-feira (15) a lista com as 25 jogadoras inscritas pela Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial Feminino. A competição será disputada entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro em quatro cidades da Tailândia: Bangkok, Phuket, Chiang Mai e Nakhon Ratchasima.
Novidades e ausências
A lista divulgada pelo técnico José Roberto Guimarães mantém a base do elenco que vem atuando na Liga das Nações Feminina (VNL) 2025, mas traz um destaque especial: a líbero Nyeme Costa. Após uma pausa para viver a maternidade, a jogadora retorna aos treinos de forma gradual e pode integrar a convocação final das 14 atletas que disputarão o torneio. Caso esteja em plenas condições físicas, Nyeme será uma das novidades da competição. O futuro da atleta para a temporada 25/26 ainda não foi definido.
Assim como na VNL, a central Carol Silva e a líbero Natinha Araújo não foram inscritas. Carol optou por um período de descanso após sequência intensa de jogos e vai atuar na próxima temporada pela League One Volleyball (LOVB), nos Estados Unidos, deixando o Scandicci, da Itália, enquanto Natinha ficou fora para cuidar da saúde mental.
A ponteira Maiara Basso, que participou de parte do último ciclo olímpico e na temporada de 25/26 defenderá as cores de Osasco, volta a ser opção para a seleção. Já a presença de Ana Cristina ainda é incerta. A ponteira sofreu uma lesão no joelho esquerdo e precisou retornar ao Brasil para passar por nova avaliação médica, ficando de fora da VNL 2025, o que coloca a sua participação no Mundial em dúvida.
Lista das 25 inscritas
Confira a lista de inscritas pelo técnico José Roberto Guimarães e sua comissão técnica:
- Levantadoras: Macris Carneiro, Roberta Ratzke, Giovana Gasparini, Kenya Malachias.
- Opostas: Rosamaria Montibeller, Tainara Santos, Kisy Nascimento, Jheovana Emanuele, Sabrina Machado.
- Ponteiras: Gabi Guimarães, Ana Cristina Menezes, Julia Bergmann, Helena Wenk, Aline Segato, Maiara Basso.
- Centrais: Julia Kudiess, Diana Duarte, Lorena Viezel, Luzia Nezzo, Lana Gomes, Valquíria Dullius.
- Líberos: Nyeme Costa, Marcelle Arruda, Kika Motta, Lais Vasques.
O Brasil está no grupo C ao lado de Porto Rico, França e Grécia. A estreia na competição está marcada para 22 de agosto, às 9h30 (horário de Brasília), contra a Grécia. Depois, a equipe enfrenta a França, no dia 24, e encerra a primeira fase diante de Porto Rico, no dia 26. O torneio é composto por oito grupos, e apenas duas melhores seleções de cada chave avançam para as oitavas de final.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Lesionada, Ana Cristina volta ao Brasil para nova avaliação e deixa Liga das Nações