A contagem regressiva começou: a Seleção Brasileira entra em quadra pela terceira e decisiva etapa da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL) 2025 com a missão de garantir vaga nos playoffs. Os jogos acontecem entre os dias 9 e 13 julho em Chiba no Japão, e prometem grandes emoções para o fã de vôlei.
Após o encerramento da segunda semana na VNL, as equipes tiveram uma pausa de 15 dias para descanso e treinos antes da reta final da fase classificatória. Agora, na terceira semana de disputas, o Brasil volta às quadras com uma sequência desafiadora de confrontos contra Bulgária, França, Polônia e Japão, adversárias que prometem testar a consistência e o ritmo da equipe comandada por José Roberto Guimarães.
Com sete vitórias em oito jogos disputados, a Seleção Brasileira ocupa atualmente a terceira posição da tabela da Liga das Nações, somando 20 pontos. A única derrota até aqui foi para a Itália, atual campeã da VNL e dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As italianas lideram a competição com 22 pontos e 100% de aproveitamento. Logo atrás aparece a Polônia, vice-líder com 21 pontos e também sete triunfos, superando o Brasil apenas nos critérios de desempate.
Veja os jogos do Brasil na 3ª semana
A terceira semana da Liga das Nações reserva uma maratona de jogos para a Seleção Brasileira. Todas as partidas terão transmissão ao vivo no canal Sportv 2. Confira a programação completa (horário de Brasília):
- 9 de julho (terça-feira) – Brasil x Bulgária – 00h30
- 10 de julho (quarta-feira) – Brasil x França – 3h30
- 11 de julho (quinta-feira) – Brasil x França – 7h20
- 13 de julho (sábado) – Brasil x Polônia – 7h20

Favoritos, campeões e a busca do Brasil pelo ouro
Durante a primeira fase da competição, cada uma das 18 seleções disputam 12 jogos. Ao fim dessa etapa, as oito melhores avançam às quartas de final, realizadas em sede única, que neste ano será na Polônia, que por sua vez já está classificada por ser anfitriã.
Na história da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL), os Estados Unidos são as maiores campeões, com três títulos conquistados (2018, 2019 e 2021). A Itália aparece em seguida, com dois troféus (2022 e 2024), enquanto a Turquia levou a melhor em 2023. O Brasil, apesar de ainda não ter vencido a competição ao longo de seis edições já realizadas, chegou perto em três oportunidades, ficando com a medalha de prata. Em 2024, a seleção terminou a VNL na quarta colocação, reforçando o desejo de subir ao pódio nesta temporada.
Por: Inês Becegato | Revisão: Lais Queiroz
Leia também: Líbero do Pinheiros, Ju Perdigão anuncia aposentadoria após 17 anos de carreira no vôlei