Está definido o próximo desafio da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL 2025. O Brasil enfrentará a Alemanha nas quartas de final da competição. A fase eliminatória, que será disputada em Lodz, na Polônia, começa no dia 23 de julho e reúne, além de brasileiras e alemãs, outras seis seleções classificadas: Itália, Polônia, Estados Unidos, China, Japão e Turquia. O duelo entre brasileiras e alemãs está marcado para quinta-feira (24), às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Sportv 2.
Com sete vitórias em 12 partidas, a Alemanha avançou para os playoffs na sétima posição da tabela. Já o Brasil encerrou a fase classificatória na vice-liderança, com 11 triunfos e 31 pontos somados, atrás apenas da Itália, que soma 33.
A Seleção Brasileira perdeu apenas uma vez nesta edição da VNL – justamente para a Itália, que venceu todos os 12 jogos da fase inicial e chega às quartas como a equipe de melhor campanha. Se passar pelas alemãs, o Brasil enfrentará Japão ou Turquia na semifinal.
O Brasil ainda busca o seu primeiro título da Liga das Nações, torneio iniciado em 2018. A equipe chegou à final em três edições consecutivas: 2019, 2021 e 2022. Entretanto, foi derrotada pelos Estados Unidos nas duas primeiras e pela Itália na terceira. Em 2024, a seleção terminou em quarto lugar.
Reencontro e desfalque importante
Brasil e Alemanha já se enfrentaram nesta edição da VNL, ainda na primeira semana da competição, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Em uma partida equilibrada, a equipe brasileira venceu por 3 sets a 2 diante da torcida. Agora, no reencontro pelas quartas de final, a Seleção não contará com a ponteira Ana Cristina, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo. A jogadora retorna ao Brasil nesta segunda-feira (14) e passará por nova avaliação médica.
Além do confronto entre brasileiras e alemãs, as quartas de final da Liga das Nações Feminina 2025 terão mais três duelos: a líder Itália enfrenta os Estados Unidos; a anfitriã Polônia mede forças com a China, que venceu as norte-americanas por 3 sets a 2 neste domingo (13); e o Japão encara a Turquia.
Em uma fase decisiva e cercada de grandes confrontos, Brasil e Alemanha protagonizam um duelo que promete fortes emoções para o fã de vôlei. A vaga na semifinal estará em jogo, e a Seleção Brasileira vai em busca de mais um passo rumo ao título inédito.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Com show de Julia Bergmann e Gabi, Brasil fecha fase classificatória na VNL Feminina