Subiu para cinco o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (25) pela Defesa Civil estadual. Além das mortes, uma pessoa segue desaparecida e mais de 9 mil estão fora de casa. Ao todo, 155 municípios gaúchos já relataram danos ou intercorrências relacionadas ao mau tempo.
A quinta vítima identificada é Guido Armindo Alexander, de 71 anos. Ele foi encontrado sem vida em um córrego no município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo. Segundo laudo preliminar, a causa provável da morte foi afogamento. Guido teria morrido no dia 18 de junho, mas a confirmação só foi feita nesta semana.
Quem são as vítimas
1. Geneci da Rosa, 54 anos – Candelária
A primeira morte registrada ocorreu no município de Candelária, na Região dos Vales. Geneci morreu no dia 17 de junho, após o carro em que estava com o marido ser arrastado por uma correnteza ao tentar atravessar uma ponte. O corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS. Seu marido, de 65 anos, ainda está desaparecido.
2. Mario César Trielweiler Gonçalves, 21 anos – Caxias do Sul/Nova Petrópolis
No dia 18, Mario César morreu quando a cabeceira de uma ponte cedeu entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. O carro onde estava caiu no arroio e foi levado pela força das águas. Segundo familiares, o jovem havia tirado a carteira de motorista há menos de dois meses.
3. Mauro Perfeito da Silva, 72 anos – Sapucaia do Sul
Mauro morreu no dia 19, depois que uma árvore caiu sobre o carro em que estava na Avenida Rubem Berta, entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Ele era presidente municipal do partido Podemos e já havia concorrido a vereador. Sua filha, de 37 anos, que o acompanhava, teve ferimentos, mas sem gravidade.
4. Ademar José Backes, 59 anos – Aratiba
No domingo (22), o corpo de Ademar foi localizado dentro de um carro submerso no Rio Dourado, na zona rural de Aratiba, no norte do estado. Segundo os bombeiros, ele tentava atravessar uma ponte quando foi surpreendido pela correnteza. Ele deixa esposa e três filhos.
5. Guido Armindo Alexander, 71 anos – Vera Cruz
A mais recente vítima, Guido foi encontrado em um córrego no município de Vera Cruz. A morte por afogamento foi registrada no dia 18 de junho, mas confirmada apenas nesta quarta-feira (25).
Situação no estado
As chuvas já afetaram 155 municípios gaúchos, causando alagamentos, deslizamentos e queda de árvores. De acordo com a Defesa Civil, mais de 9 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. As autoridades seguem monitorando as áreas de risco e reforçam o alerta à população para que evite travessias em locais alagados ou pontes submersas.
O governo estadual tem mobilizado equipes de resgate, assistência social e infraestrutura para atender as comunidades atingidas. A previsão é de mais chuvas nos próximos dias, o que mantém o estado em alerta.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Por João Vitor Mendes | Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Guaíba recua da cota de inundação, mas ruas seguem alagadas em Porto Alegre