O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, divulgou nesta terça-feira (5/8) uma carta-manifesto em defesa da soberania nacional e das instituições democráticas brasileiras. A leitura do texto foi feita pela atriz Dira Paes durante a abertura da 5ª sessão plenária do colegiado, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A manifestação ocorre em meio à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, após o governo norte-americano anunciar tarifas de até 50% sobre produtos estratégicos da economia brasileira, como carnes, café e frutas.
“A soberania nacional está declarada no artigo primeiro da nossa Constituição. O respeito a esse princípio é condição inegociável nas relações com os demais países”, diz a carta.
O documento também expressa apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e reforça o compromisso com a democracia. “Reafirmamos a defesa da nossa soberania e das nossas instituições democráticas, incluindo o poder judiciário e o Supremo Tribunal Federal”, afirma o texto.
Além disso, o Conselhão reiterou a disposição do governo brasileiro em buscar soluções diplomáticas e comerciais para reverter as tarifas impostas. “Reafirmamos ainda a total disposição de contribuir com as negociações comerciais respeitosas entre nossos países. E que possamos fortalecer ambas as economias, a partir das potencialidades de cada nação.”
A carta conclui destacando os princípios que regem a política externa brasileira. “O Brasil é um país soberano, que defende a paz mundial, o multilateralismo e o combate à fome e à miséria. Um país que respeita a autodeterminação dos povos e quer também ser respeitado.”
Reconfiguração do Conselhão
A sessão desta terça marcou também a troca de quase metade dos conselheiros. Criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, o Conselhão tem como função assessorar a Presidência da República com propostas e sugestões de políticas públicas. O colegiado foi extinto durante o governo de Jair Bolsonaro e retomado por Lula em 2023.
Essa é a quinta reunião ampla desde a recomposição do conselho. Segundo o governo, a troca de membros busca “oxigenar” o grupo com novas ideias para a reta final do mandato atual e para a possível reeleição do presidente em 2026.
Durante o evento, discursaram a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula, que encerrou a plenária pela manhã. À tarde, estão previstos painéis com a participação da primeira-dama Janja e de diversos ministros.
Atualmente, o Conselhão é formado por cerca de 240 personalidades de diferentes áreas. O mandato dos membros é de dois anos, com possibilidade de renovação. A participação é voluntária e sem remuneração.
Novos integrantes do Conselhão
A nova composição traz nomes de destaque nas áreas da cultura, economia, meio ambiente, educação e movimentos sociais. Veja abaixo a lista completa divulgada pelo governo:
Nomes Famosos
- Dira Paes (atriz)
- Raí (ex-jogador)
- Monique Evelle (empreendedora)
- Heloísa Starling (historiadora)
- Txai Suruí (ativista indígena)
Movimento Negro
- Berenice Gomes da Silva (GEPOLIS)
- Cida Bento (CEERT)
- Conceição Evaristo
- Elaine Nascimento (UFPI)
- Rosa Negra (MNU)
Tecnologia
- Duda Franklin (orby.co)
- Fernanda Campagnucci (InternetLab)
- Handemba Santos (TikTok for Good)
- Sandro Westphal (Loft)
- Gustavo Assunção (Samsung)
Grandes Empresários
- Denis Minev (Lojas Bemol)
- Gustavo Werneck (Gerdau)
- Jeane Tsutsui (Fleury)
- Rafael Lucchesi (Tupy)
- Ruben Bisi (Marcopolo)
Mercado Financeiro
- Marcos Almeida (Brookfield)
- José Pugas (JGP)
- Fernanda Garibaldi (Zetta)
- Fernanda Ribeiro (Conta Black)
- Zeca Martins (Paradoxa)
Negócios Sustentáveis
- Deryck Martins (FIEPA)
- Rodrigo Sauaia (ABSolar)
- Fernanda Delgado (ABIHV)
- Mário Araripe (Casa dos Ventos)
- Vinicius Silveira (Ambipar)
Educação
- Angelita Lima (UFG)
- Carlos Gilberto Carlotti (USP)
- Gilmar Pereira (UFPA)
- Joana Célia dos Passos (UFSC)
- Penildon Filho (UFBA)
- Roberto Medronho (UFRJ)
Agronegócio
- Divanir Higino (Cocamar)
- José Stival Junior (Cooperfrigu)
- Marcelo Vieira (Café)
- Romildo da Costa (Grupo Nelore Machadinho)
Indígenas
- Angela Kaxuyana
- Narubia Werreria Karajá
- Toya Manchinery
- Txai Suruí
A posse oficial dos novos integrantes está marcada para a próxima terça-feira (12), no Palácio do Planalto. A expectativa do governo é de que o novo perfil do colegiado contribua com soluções inovadoras e participativas para os desafios do país.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Presidente da EBC, Jean Lima, pede demissão ao governo Lula