Uma mulher de 19 anos foi presa no domingo (3) após deixar a filha de apenas 3 anos em casa sozinha para ir a um baile funk em Santo André, na Grande São Paulo.
Câmeras de segurança flagraram a criança andando sozinha pela rua Pero Vaz por volta da 1h30 da madrugada, vestindo apenas uma fralda. Nas imagens, a menina aparece chorando e chamando pela mãe, uma estudante de 19 anos.
Apesar de a rua estar vazia, funcionários da companhia de energia Enel, que trabalhavam na manutenção da rede, estranharam a cena, acolheram a menina e improvisaram uma roupa para a criança que, visivelmente, estava com muito frio, enquanto moradores chamavam a Polícia Militar.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a mulher voltou para casa e confessou ter saído enquanto a filha dormia para ir ao baile funk. A menina acordou e como não achou a mãe, ficou assustada e abriu o portão da casa, que estava destrancado, para procurar a mulher.
O Conselho Tutelar de Santo André também foi acionado e identificou que não era a primeira vez que a jovem deixava a criança sozinha.
A avó da criança, conforme o boletim de ocorrência, relatou aos policiais que essa não foi a primeira vez que a mulher abandonou a menina. Ela ainda contou que já tinha denunciado a jovem ao Conselho Tutelar.
Diante dos fatos, o órgão determinou o acolhimento institucional da criança. Já a mulher foi detida em flagrante por abandono de incapaz e encaminhada ao 6° Distrito Policial do município.
Por Arthuar Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Bebê nasce a partir de embrião congelado há mais de 30 anos e bate recorde mundial