O presidente Lula assinou, nesta terça-feira (23), um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação cultural nacional. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente reforçou que a falta desse ato dificultava a sua inclusão no planejamento das políticas públicas e na preservação de suas manifestações. Além disso, afirmou ser um decreto importante em apoio aos artistas, agentes culturais e espaços comunitários envolvidos na cena cultural gospel.
“Com esse decreto o Estado brasileiro confirma que a fé também se expressa como cultura, como identidade, como história viva do nosso povo. Abre portas para valorização, promoção e proteção não só da música, mas de todas as manifestações da cultura gospel no âmbito das nossas políticas públicas”, disse.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente na cerimônia. “Estamos aproximando o cotidiano das comunidades de fé e a institucionalidade cultural, garantindo que conselhos, conferências e planos de cultura considerem, escutem e integrem essa presença viva e capilarizada nos nossos territórios”, disse a ministra.
A partir da assinatura deste decreto, é estabelecido que a cultura gospel será compreendida como o conjunto de expressões artísticas, culturais e sociais que se vinculam à manifestação da fé no Brasil, tendo em vista a valorização, promoção e proteção da cultura gospel no âmbito das políticas públicas de cultura.
*Com informações de Agência Brasil
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Natal: qual é a origem da data e por que ela é celebrada em 25 de dezembro?



