O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo (7) do desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Lula chegou por volta das 9h04 em um Rolls-Royce conversível aberto, acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, acenando ao público presente. O chefe do Executivo não discursou durante o evento.
O governo federal definiu três eixos centrais para o ato cívico-militar deste ano: “Brasil dos Brasileiros”, em reforço à soberania nacional; COP30 e Novo PAC, para apresentar entregas da atual gestão; e “Brasil do Futuro”, voltado a projetar os próximos passos do país.
Além da apresentação presidencial, o desfile contou com a participação da sociedade civil, do tradicional poderio das Forças Armadas: Marinha, Aeronáutica e Exército , além de forças policiais do Distrito Federal e de estados convidados.
Na tribuna de honra acompanharam a cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Nenhum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve presente.
Durante a chegada de Lula à tribuna, parte do público gritou “sem anistia”, em referência ao projeto defendido por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro em tramitação no Congresso. De acordo com estimativas oficiais, cerca de 45 mil pessoas acompanharam o desfile ao longo da Esplanada.
Símbolo do tema central, a soberania nacional também foi destacada em um boné azul com a frase “Brasil soberano”, distribuído aos participantes da celebração.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Trump defende Bolsonaro e critica STF por julgamento de tentativa de golpe no Brasil