A TV Gazeta de Alagoas, emissora pertencente ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, conquistou no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que a TV Globo cumpra o contrato de afiliação até 2028 com o canal nordestino.
Em 2023 a líder de audiência no Ibope comunicou que não renovaria o acordo com a TV Gazeta, parceira alagoana da emissora desde 1975. O motivo de querer romper os laços empresariais é a condenação de Collor, preso em abril deste ano por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
“O principal executivo da TV Gazeta foi condenado pelo STF. O ex-presidente Fernando Collor usou a TV Gazeta para fazer corrupção. Não é uma condenação qualquer. Ofende à Globo e qualquer regra de livre associação”, disse Marcelo Ferreira, advogado da Globo ao F5.
O que diz a TV Gazeta

“O contrato representa 100% do faturamento da TV Gazeta. Se perdemos, vamos fechar”. Afirmou Carlos Rodrigues de Matos, advogado de Collor. O canal está em recuperação judicial desde 2019, suas operações contam com 400 funcionários empregados.
Durante o julgamento favorável à empresa alagoana em um placar de 3 a 2, o ministro Humberto Martins enfatizou: “Foram cinco anos de contrato determinados. Faltam apenas três anos. Se a empresa não conseguir sair da recuperação judicial, ela entrará em falência, independentemente se a Globo estiver ou não. O que não podemos é ajudar uma empresa a entrar em falência”, finaliza.
E a nova parceira?

A Globo já tem um acordo firmado com o grupo empresarial dono da TV Asa Branca, afiliada do canal no interior de Pernambuco, para ocupar o lugar da TV Gazeta como sua parceira em Alagoas.
Fontes ligadas a este colunista afirmam que a nova emissora já tem lugar pronto para montar sua sede em Maceió, capital do estado nordestino. Enquanto não pode transmitir o sinal da platinada, a “TV Asa Branca Alagoas” retransmite o canal de educação Futura.
A emissora carioca ainda não se deu por vencida, a platinada pode entrar com um recurso extraordinário junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Por Guilherme Lira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Fãs de doramas comemoram: Park Bo-gum fará sua primeira visita ao Brasil