Uma multidão de fiéis recebeu com aplausos e muita emoção, na manhã desta quarta-feira (23), o corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma, onde ocorre a visitação pública. Em um caixão simples de madeira, o pontífice seguiu em procissão até o local do velório.
Cerca de 20 mil pessoas, segundo o Vaticano, acompanharam o traslado, que começou às 4h, no horário de Brasília, e formaram extensa fila na Basílica para dar o último adeus. O corpo do papa ficará exposto à visitação até sexta-feira (25), e o caixão será fechado às 15h, no horário de Roma. Nestes três dias muitas homenagens serão prestadas.
Enterro no sábado
O enterro do papa Francisco será realizado neste sábado (26), logo após a missa Exequial (de corpo presente), que acontece às 10 horas de Roma (5 horas pelo horário de Brasília), na Basílica de São Pedro. Todo o ritual seguirá o último desejo do Santo Padre, manifestado em testamento.
A Santa Missa será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Em seguida o corpo de Francisco seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorre o sepultamento.
Ritual modificado
Cinco meses antes de sua morte, Francisco aprovou uma reforma que simplificou os rituais fúnebres dos papas. Uma das mudanças é a permissão para que o sepultamento dos pontífices ocorra fora do Vaticano.
Outra alteração é o fim da exigência de três caixões tradicionais — de cipreste, chumbo e carvalho. Agora, a urna terá apenas uma estrutura de madeira revestida por zinco.
Segundo o monsenhor Diego Ravelli, mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano, a simplificação é para “enfatizar ainda mais que o funeral do romano pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não de um homem poderoso deste mundo”.
Também foi abolida a exigência de que o papa fosse colocado em um caixão elevado na Basílica de São Pedro para visitação pública.
LEIAM TAMBÉM: https://marciadantasnews.com.br/carteirinha-do-papa-francisco-viraliza-apos-conexao-numerica-entre-o-papa-e-seu-clube-do-coracao/⚽︎ Esporte

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.