O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29) que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, teve nesta segunda-feira (28) a “terceira e mais longa” conversa com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.
“O vice-presidente Alckmin tem feito um esforço monumental de conversar com a sua contraparte. Ontem mesmo (segunda-feira) houve uma conversa mais longa, terceira e mais longa conversa que tiveram”, disse Haddad a jornalistas pela manhã, na portaria do Ministério da Fazenda, em Brasília.
Em fala com jornalistas em Brasília, o ministro também apontou que o governo não está fixado no prazo de 1º de agosto que o presidente dos EUA, Donald Trump, deu para impor a taxa sobre o Brasil, afirmando que a preocupação com uma data poderia inibir que as negociações sejam feitas com “liberdade e sinceridade”.
“Não estou muito fixado na data, porque se ficarmos apreensivos com ela, podemos inibir que a conversa transcorra com mais liberdade e sinceridade entre os dois países. Nós vamos prosperar com as negociações”, completou.
A taxação tem início previsto para o dia 1° de Agosto.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Haddad acusa bolsonaristas de bloquearem negociação com EUA sobre tarifa de 50%