O investigador paranormal Dan Rivera faleceu aos 54 anos na noite do último domingo (13), em Gettysburg, na Pensilvânia (EUA). Rivera estava na cidade norte-americana para mais uma parada da turnê “Devils on the Run”, na qual apresentava ao público objetos considerados sobrenaturais, entre eles, a boneca Annabelle, que inspirou uma das franquias de terror mais famosas do cinema. A informação foi confirmada pela Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra, organização criada pelos célebres investigadores Ed e Lorraine Warren, e responsável pela turnê.
De acordo com o jornal Evening Sun, Rivera, que também era veterano do Exército dos Estados Unidos, passou mal enquanto estava em seu quarto de hotel. Equipes médicas e bombeiros foram chamados ao local e tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu. A causa da morte ainda é desconhecida e uma investigação foi aberta pelo Instituto Médico Legal do condado. O legista informou que os resultados da autópsia podem levar meses para serem concluídos.
Dan Rivera era uma figura conhecida no universo da investigação paranormal. Ele participou de diversos programas sobre o tema, como Most Haunted Places, exibido pelo canal Travel Channel, e foi produtor da série 28 Days Haunted, da Netflix. Nos últimos anos, dedicou-se a eventos e turnês envolvendo objetos de suposta atividade sobrenatural, incluindo a famosa boneca Annabelle.
A boneca Annabelle e o mistério em torno da turnê
A boneca original que inspirou os filmes da franquia Invocação do Mal não é a versão assustadora retratada no cinema, mas sim uma boneca de pano Raggedy Ann, criada nos anos 1910 nos Estados Unidos. Segundo a história contada por Ed e Lorraine Warren, em 1968 uma estudante de enfermagem chamada Donna relatou experiências estranhas com sua boneca, ela teria mudado de lugar sozinha e transmitido a sensação de estar observando as moradoras do apartamento. Após investigação, os Warren concluíram que a boneca estava possuída por uma presença inumana e a levaram ao Museu do Oculto, onde permanece até hoje, trancada em uma caixa de vidro com um aviso claro: “Não abra”.
Com o falecimento de Lorraine Warren em 2019, a guarda da boneca foi transferida para familiares do casal, que continuam organizando eventos sobre os mais de 10 mil casos que o casal diz ter investigado ao longo da vida. Durante a turnê “Devils on the Run”, Annabelle passou a ser transportada por Dan Rivera. Inclusive, a parada em Gettysburg, na Pensilvânia, teve seus ingressos esgotados para os três dias de evento.
O nome da boneca já esteve envolvido em outras polêmicas nesta mesma turnê. Rumores recentes apontaram que Annabelle teria desaparecido durante uma das apresentações, o que gerou uma onda de histeria nas redes sociais. Rivera chegou a publicar um vídeo desmentindo os boatos e mostrando a boneca guardada em segurança dentro de uma caixa de vidro. Outro episódio envolvendo a boneca foi o surgimento de um incêndio de origem indefinida nas proximidades de um dos locais de exposição da peça.
A morte súbita de Rivera em meio à turnê reforça o clima de mistério em torno da figura de Annabelle e dos objetos que compõem o universo do casal Warren. Até o momento, não há informações sobre o futuro da turnê.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Beyoncé tem músicas inéditas e planos de shows roubados durante turnê nos EUA