A franquia Invocação do Mal chega a um momento decisivo. Após arrecadar mais de US$ 2 bilhões em bilheteria mundial e se consolidar como a saga de terror mais lucrativa da história do cinema, o quarto filme da série principal promete encerrar o ciclo dos protagonistas Ed e Lorraine Warren, interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga.
Dirigido por Michael Chaves, “Invocação do Mal 4: O Último Ritual” estreia nos cinemas brasileiros nesta quarta-feira, 4 de setembro, e será o último capítulo com o casal de investigadores paranormais baseado em personagens reais.
Fim de uma era, mas não do universo
Apesar do tom de despedida, os produtores não pretendem abandonar o universo expandido de The Conjuring. O presidente da New Line, Richard Brenner, afirmou ao The Hollywood Reporter que este seria apenas “o último do que chamamos de fase 1” da franquia. Derivados como Annabelle e A Freira já mostraram o potencial de histórias paralelas, e a ideia é que novas produções sigam sendo desenvolvidas.
A reação dos protagonistas
A notícia de uma possível “fase dois”, no entanto, pegou de surpresa os próprios protagonistas. Em entrevista ao ScreenRant, Patrick Wilson disse nunca ter ouvido falar do conceito e ressaltou que não imagina a franquia sem os Warren:
“Tipo, Fase Um? Nunca tinha ouvido isso antes de ser mencionado hoje. Não faço ideia. É tão difícil. Não consigo separar realisticamente eu e a Vera de Invocação do Mal, então não tenho ideia do que isso significa. Se eles fizessem o filme Invocação do Mal sem a gente, eu nem sei o que dizer!”
Vera Farmiga reforçou a despedida e declarou que, caso decidam prosseguir sem Ed e Lorraine, a saga deveria ter outro nome:
“Definitivamente penduramos os terços. O crucifixo está de volta na parede, e pronto. Nossas lanternas ficaram sem bateria.”
Judy Warren pode ser o futuro
Entre as possibilidades levantadas para o futuro da franquia está o protagonismo de Judy Warren, filha do casal. No quarto filme, a personagem ganha maior destaque e passa a ser interpretada em sua versão adulta por Mia Tomlinson, que já demonstrou interesse em retornar no papel.
“Vamos promover isso. Eu adoraria voltar a trabalhar com o Ben [Hardy, intérprete de seu namorado, Tony] e ver mais coisas assustadoras. Vamos lá!”, disse a atriz ao ScreenRant.
Estreia no Brasil
Invocação do Mal 4: O Último Ritual já está em cartaz nos cinemas brasileiros a partir desta quarta-feira, 4 de setembro, marcando a despedida de Ed e Lorraine Warren e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para uma nova fase do universo de terror criado por James Wan.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Investigador paranormal morre em meio a turnê com boneca Annabelle