A estudante Ana Luiza Silva dos Santos, de 19 anos, morreu na tarde deste domingo (13), após ser atingida por uma bala perdida durante uma operação policial no bairro de Engomadeira, em Salvador.
A vítima foi atingida no abdômen no momento em que saía do mercado e voltava para casa. Ela foi socorrida pelos policiais e encaminhada ao Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos.
Moradores realizam protestos
Após a ação policial, os moradores da região protestaram na Estrada das Barreiras, via que dá acesso ao bairro. Durante a manifestação, objetos foram incendiados na pista, e dois ônibus que passavam pelo local foram esvaziados e atravessados na via. Policiais e bombeiros militares foram acionados para atuar na região e apagar as chamas. Ninguém ficou ferido.
Além disso, como sinal de protesto, nesta segunda-feira (14), os ônibus não estão circulando no bairro da Engomadeira. Os veículos circulam apenas na avenida principal, a Estrada das Barreiras, segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob).
Casos como o de Ana Luiza reacendem o debate sobre o modelo de segurança pública adotado em comunidades. A recorrência de mortes por balas perdidas em confrontos entre policiais e suspeitos é um retrato da insegurança e ausência de estratégias que priorizem a proteção da vida de inocentes.
Por: Yasmin Barreto I Revisão Lorrayne Rosseti
Leia também: Motorista de aplicativo é sequestrado por adolescentes em São Vicente, litoral de São Paulo