A Meta divulgou a 2° geração do óculos Ray-Ban Meta, o Meta Ray-Ban Display e o Oakley Meta Vanguard, na quarta-feira (18). Nos Estados Unidos, os óculos inteligentes estão valendo US$ 379 — cerca de R$ 2 mil na cotação atual. Ainda não se sabe quando e qual data eles estarão disponíveis no Brasil. Mesmo assim, vale a pena conferir o que cada um dos modelos oferece.
Ray-Ban Meta
Consolidando sua parceria com a Ray-Ban, a Meta anunciou a nova geração do Ray-Ban Meta. O foco agora é trazer melhorias e novidades em um só lançamento.
Confira as características:
- Câmera ultrawide de 2 MP.
- Gravações de vídeos em 3K e 60 FPS.
- Traduções em tempo real.
- Modo “Foco em conversação” para locais barulhentos.
- Estojo de recarga — duração de 8 horas.

Meta Ray-Ban Display
A grande novidade é o Meta Ray-Ban Display. Com sua tela colorida de alta resolução, recebe notificações e imagens no visor localizado na parte interna da lente. O óculos vem acompanhado da pulseira Meta Neural Band, que responde aos movimentos musculares para atender ligações, escolher músicas, ler legendas e pré-visualizar fotos.
Confira as características:
- Tela de 600×600 pixels e 90 Hz.
- Brilho de tela de até 5.000 nits.
- Câmera de 12 MP e 30 FPS.
- Cinco microfones e alto-falantes para usar o Meta AI.
- Estojo de recarga — duração de 6 horas.

Oakley Meta Vanguard
Outro lançamento impressionante foi o Oakley Meta Vanguard. Voltado para atletas, é integrado aos aplicativos Strava e Garmin. As lentes só pesam 66 gramas, sendo ótimas para usá-las em esportes que exigem alta resistência, como esqui, ciclismo, etc. Durante a atividade física, é só pedir para o Meta AI falar sobre seu desempenho e distância percorrida.
Confira as características:
- Lentes Oakley Prism — bloqueiam sol, vento e poeira.
- Almofadas para o nariz com três tamanhos diferentes.
- Sistema Three-Point Fit — garantindo alinhamento ótico.
- Câmera de 12 MP para gravar vídeos em 3K
- 5 microfones para falar com Meta AI.
- Resistentes a água (certificação IP67).
- Estojo de recarga — duração de 9 horas.
Eles estão disponíveis em quatro combinações diferentes de armações e lentes: Preto com PRIMZ 24K, Branco com PRIMZ Black, Preto com PRIMZ Road e Branco com PRIMZ Sapphire. Além disso, as lentes de reposição estão sendo vendidas separadamente.

Os tropeços no ao vivo
No evento Meta Connect 2025, sediado na Califórnia (EUA), o plano não saiu como o esperado para apresentar os novos óculos. A primeira falha aconteceu quando o chefe Jack Mancuso tentou usar o recurso Live AI, no qual a tecnologia falaria o passo-a-passo para preparar um prato.
Os óculos identificaram os ingredientes na bancada, mas enquanto o chef perguntava várias vezes “o que faço primeiro?”, ela ficava em silêncio ou respondia como se já tivesse dado as primeiras instruções. Para evitar mais constrangimentos, a melhor escolha foi passar a fala para Mark Zuckerberg.
Em outro momento, quando Zuckerberg tentava atender uma chamada de vídeo no WhatsApp, a assistente de IA não conseguia atender a ligação e só ficava tocando uma música repetidamente. No final de tudo, o CEO até brincou com a situação e fez o público rir, dizendo “Isso é tão ruim. Eu não sei o que aconteceu”.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Conheça o iOS 26, nova atualização da Apple!