Equipes de resgate trabalham intensamente na busca por três montanhistas desaparecidos no Peru, entre eles o brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos. O grupo tentava alcançar o pico do Nevado Artesonraju, montanha de 6.025 metros localizada na Cordilheira Blanca, quando perdeu contato com as bases no último domingo (1º).
Edson estava acompanhado dos peruanos Homer Efraín Pretel Alonzo, de 34 anos, e Jesús Manuel Picón Huerta, de 31. Todos são estudantes do curso de formação de guias do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM). Eles iniciaram a escalada na quinta-feira (29) e tinham previsão de retorno para o domingo, o que não ocorreu.
Desde então, equipes de resgate vêm atuando na região com o auxílio de drones, montanhistas experientes e a polícia peruana. De acordo com o presidente da Associação de Guias de Montanhas do Peru (AGMP), Beto Pinto Toledo, as barracas utilizadas pelo trio foram encontradas, mas ainda não há sinais dos alpinistas.
A AGMP também solicitou ao governo do Peru e ao Ministério do Interior o envio de um helicóptero para auxiliar nas buscas em áreas de difícil acesso.
Natural de Campo Grande (MS), Edson Vandeira é montanhista desde os 19 anos e possui ampla experiência em ambientes extremos. Participou de nove expedições à Antártida e liderou grupos nos Andes e no Himalaia. Atualmente vive no Peru, onde se dedica à formação como guia internacional.
Além das atividades em montanha, Edson também é fotógrafo profissional, com trabalhos publicados por veículos como a National Geographic e o History Channel. A especialidade do montanhista é a fotografia de aventura, combinando técnica, sensibilidade e vivência no ambiente natural.

Foto: redes sociais (@edsonvandeira)
Consultado pela reportagem do MD NEWS, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) disse que acompanha o caso por meio da Embaixada do Brasil em Lima, e está em contato com a família do brasileiro, a quem presta assistência consular, e as autoridades locais.
Por: João Vitor Mendes | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Adolescente de 17 anos é morta com bolo envenenado em Itapecerica da Serra