A rede municipal de saúde do Rio de Janeiro contabilizou 2.053 atendimentos médicos entre os dias 23 e 26 de dezembro, período em que a capital fluminense enfrenta os efeitos de uma onda de calor extremo, que deve persistir até pelo menos domingo (28). Entre os sintomas mais registrados estão: insolação, queimaduras, desmaios e sensação de fraqueza.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se pronunciou sobre o calor extremo e reforçou à população a importância dos cuidados: “Cariocas, cuidem-se: bebam bastante água mesmo sem sede, priorizem alimentos leves, usem roupas frescas, evitem álcool e a exposição ao sol entre 10h e 16h, usem protetor solar e protejam as crianças. Em caso de mal-estar, procurem uma unidade de saúde”, orientou.
Calor extremo no RJ
Desde a última quarta-feira (24), o Rio está no nível 3 de calor, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), classificação que indica temperaturas elevadas e persistentes. Ontem, sexta-feira (26), a maior temperatura foi registrada na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Vila Militar, Zona Oeste da cidade, com 37,6°C.
De acordo com o Climatempo, o tempo deve permanecer firme e quente nos próximos dias, sem previsão de chuva até domingo. Já na segunda-feira (29), há expectativa de leve queda nas temperaturas, com possibilidade de chuva.
No sábado (27), a previsão é de mínima de 24 °C e máxima de 38 °C, com sol forte ao longo do dia e céu limpo. No domingo (28), a temperatura varia de 23 °C e 35 °C, com tempo aberto e sem nuvens. Já na segunda-feira (29), a mínima prevista é de 23 °C e a máxima de 33 °C, com aumento de nuvens à tarde e chance de pancadas de chuva à noite.
Cuidados e recomendações durante o calor
Com o avanço da onda de calor, autoridades reforçam a necessidade de cuidados redobrados. A Secretaria Municipal de Saúde e os meteorologistas reiteram as orientações já mencionadas, a ingestão frequente de água, o uso de protetor solar, roupas leves e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Em casos de sintomas como tontura, fraqueza ou mal-estar, a orientação é procurar uma unidade de saúde.
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: RJ: Avião monomotor cai no mar na praia de Copacabana




