Em 29 de junho de 2022, o Papa Francisco elaborou um testamento para deixar ao Vaticano apenas instruções a respeito de sua vontade em relação ao seu funeral. Era somente isso o seu último desejo. Naquela data, o Santo Padre já previa que a morte estava próxima.
Para falar sobre a sua partida, Francisco usou a frase “o ocaso da minha vida terrena”. O ocaso da vida é uma expressão que, em sentido figurado, se refere ao período final ou ao declínio de algo, especialmente na vida humana, como a velhice ou a aproximação da morte.
Íntegra do documento
“Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
“Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo exprimir a minha vontade testamentária apenas no que diz respeito ao lugar da minha sepultura.
“Confiei sempre a minha vida e o meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem à espera do dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
“Desejo que a minha última viagem terrena termine neste antiquíssimo santuário mariano, onde me dirigia para rezar no início e no fim de cada viagem apostólica, para confiar com confiança as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe a sua dócil e materna solicitude.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da citada Basílica Papal, como indicado no anexo. O sepulcro deve ser na terra; simples, sem decoração especial e com a única inscrição: Franciscus.
“As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor, que providenciei para que fosse transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei as devidas instruções ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo da Libéria.
“Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuam a rezar por mim. O sofrimento que se tornou presente na última parte da minha vida, ofereço-o ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
“Santa Marta, 29 de junho de 2022
“Francisco”
LEIAM TAMBÉM: https://marciadantasnews.com.br/aos-88-anos-ele-voltou-para-casa-entenda-as-circunstancias/🌎 Internacional

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.