No Fla-Flu do último domingo (20), deu Flamengo. Em um clássico pouco movimentado no Maracanã, pela 15ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro venceu o Fluminense por 1 a 0, com gol de Pedro – que voltou ao time após ficar fora por indisciplina – no segundo tempo.
Com a vitória, o Flamengo chegou aos 30 pontos e manteve a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, três pontos atrás do líder Cruzeiro. Já o Fluminense permaneceu com 20 pontos e caiu para a 8ª colocação, sendo ultrapassado pelo Mirassol, que agora soma 21. O Rubro-Negro volta a campo na quarta-feira (23) para enfrentar o Red Bull Bragantino, às 21h30, fora de casa, pela 16ª rodada. Mais cedo, às 19h30, o Tricolor recebe o Palmeiras no Maracanã.
Como foi o jogo
- Primeiro tempo
O clássico no Maracanã começou com mudanças de última hora. No Flamengo, Gonzalo Plata sentiu no aquecimento e deu lugar a Wallace Yan. Pelo lado Tricolor, John Kennedy – que retornou esta semana ao clube – iniciou a partida no banco.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio defensivo e pouca criatividade ofensiva. O Flamengo controlou a posse de bola com 61% contra apenas 39% do Fluminense, e buscou criar pela esquerda com Arrascaeta, mas não conseguiu finalizar no gol de Fábio. A estratégia do Flu era explorar os contra-ataques, e quase deu certo aos 15 minutos, quando Freytes cabeceou com perigo após cobrança de escanteio.
A melhor chance do período também foi do Tricolor das Laranjeiras: Bernal arriscou de longe aos 43, exigindo defesa de Rossi. Ao fim da etapa inicial, um Fla-Flu muito truncado, com 20 faltas, sendo 14 do Flamengo e seis do Fluminense. O time rubro-negro dominou as ações, mas não conseguiu furar a defesa tricolor e foi para o intervalo sem nenhuma finalização na direção do gol de Fábio. O Flu se defendeu bem, apostou nos contra-ataques e conseguiu levar mais perigo, embora não tenha criado nenhuma chance claríssima.
- Segundo tempo
Na volta do intervalo, o panorama não mudou muito: jogo morno, posse rubro-negra, mas poucas oportunidades. A primeira boa chegada foi aos 12 minutos, com Léo Ortiz cabeceando para defesa de Fábio. Mas a entrada de Pedro aos 26 minutos mudou a história do clássico. Foi o primeiro jogo do atacante desde a polêmica no clube, quando foi repreendido por Filipe Luís em coletiva e ficou fora das duas últimas partidas.
O jogo também marcou a reestreia de John Kennedy pelo Fluminense aos 31 minutos. Pouco depois, aos 35, o Tricolor teve a chance de abrir o placar com Nonato, que roubou a bola na saída do Flamengo, mas errou o passe para JK, desperdiçando o que poderia ser uma boa oportunidade do time e deixando o técnico Renato Gaúcho à beira do gramado inconformado.
Com as mexidas de Filipe Luís, aos 38 minutos, Pedro quase marcou após receber bom passe de Juninho, parando em ótima defesa de Fábio. Mas no minuto seguinte, não teve jeito: em escanteio cobrado por Luiz Araújo, Léo Ortiz desviou e o camisa 9 completou de ponta de pé para abrir o placar, confirmando a vitória rubro-negra por 1 a 0. Nos acréscimos, o Flu tentou pressionar, mas não conseguiu balançar as redes em busca do gol de empate.
Por: Inês Becegato | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: São Paulo anuncia contratação de Gonzalo Tapia por empréstimo até 2026