Os agentes estiveram na casa do prefeito da cidade e de dois ex-secretários e apreenderam carros de luxo e dinheiro
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (10), 28 mandados de busca e apreensão para desarticular uma organização criminosa envolvida em desvio de recursos públicos destinados à saúde. Também foi determinado o sequestro de bens e valores no total de aproximadamente R$ 20 milhões.
Nas primeiras buscas os agentes apreenderam pelo menos R$ 600 mil em dinheiro, documentos e carros de luxo.
A Operação Copia e Cola acontece nas cidades paulistas de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo, Osasco e na capital, além de Vitória da Conquista, na Bahia.
Os policiais fizeram buscas na casa do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), no diretório do partido dele, no paço municipal, na secretaria de saúde local e na residência de dois ex-secretário da cidade.
Suspeitas de fraudes
A investigação começou no início de 2022, a partir de suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde em Sorocaba. Também foram identificadas atividades de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais foram mobilizados na operação. Além de sequestro de bens, a Justiça Federal também determinou a proibição de a Organização Social (OS) investigada fazer contratos com o poder público.
Dois ex-secretários de Sorocaba também estão sendo investigados: o de Saúde ee ode Governo e Administração. Os policiais apuram ainda o envolvimento do dono de uma imobiliária da cidade.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.