A Polícia Militar Ambiental (PMA) encontrou o corpo de Jorge Avalo, de 60 anos, que morreu após ser atacado por uma onça-pintada na madrugada desta segunda-feira (21). A vítima era caseiro de um rancho localizado na região conhecida como “Pantanal do Touro Morto”, a aproximadamente 150 quilômetros do município de Miranda, em uma área de difícil acesso, no interior do Mato Grosso do Sul.
Familiares e amigos também ajudaram nas buscas. O corpo foi encontrado pouco mais de 24 horas após um guia local chegar ao rancho para comprar mel com o caseiro e perceber o sumiço dele. O homem encontrou vestígios de sangue e pegadas do animal e avisou o dono do pesqueiro e a polícia.
As buscas começaram imediatamente pelas equipes da Polícia Militar Ambiental de Corumbá, Miranda e Aquidauana, além da Polícia Civil e da Perícia Criminal. A região é isolada, sendo possível chegar ao local apenas por meio de embarcações – com trajeto de cerca de duas horas a partir do porto de Miranda – ou de aeronave.
O corpo de Jorge foi encontrado na manhã desta terça-feira (22), em um capão de mato a cerca de 280 metros do rancho onde morava. O caso segue sendo investigado para entender as motivações do ataque.
Os policiais investigam algumas hipóteses como escassez de alimento, comportamento defensivo do animal, período reprodutivo – no qual o macho se torna mais agressivo –, ou mesmo alguma atitude involuntária da vítima.
Um vídeo das câmeras de segurança da propriedade mostram que o felino já rodeava a região. Ainda de acordo com a PMA, essas mesmas câmeras não estavam funcionando no momento o ataque, mas uma semana antes, um amigo do caseiro filmou pegadas do animal e brincou: “A onça vai comer o Jorge”. Veja o vídeo:
Por Camilly Barros | Revisão: Redação

Márcia Dantas é jornalista, paraense, mãe do Gabriel, esposa do Rafael, e apaixonada pelo movimento e tudo que pulsa forte, pelo colorido. Gosta de abrir espaços para sempre caber mais um. Idealizadora do MDnews, com a missão de informar para transformar.