As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 desta sexta-feira (25). A avaliação vai funcionar de maneira semelhante a um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica que lecionarão nas redes públicas de ensino do país.
A solicitação deve ser feita pelo Sistema PND, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo vale também para os pedidos de atendimento especializado e uso de nome social por pessoas trans.
Quem pode se inscrever
Os estudantes que estão concluindo cursos de Licenciatura em 2025 e foram inscritos no Enade por suas instituições de ensino podem participar da PND (Prova Nacional de Docência). Para isso, basta acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e confirmar a participação. Esses alunos têm isenção automática da taxa de inscrição, sem necessidade de solicitação adicional.
Além dos concluintes do Enade 2025, a PND também está aberta a professores formados em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos e processos seletivos de redes de ensino que utilizarão o resultado da prova como critério de admissão em 2026. Segundo o Ministério da Educação, até o momento, 1.508 redes municipais e 22 estaduais já aderiram à avaliação.
Quanto custa a taxa de inscrição?
Os candidatos que não tiveram direito à gratuidade da inscrição ou tiveram o pedido de isenção negado deverão pagar uma taxa de R$ 85 até a próxima quinta-feira (31). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou por meio de aplicativos de instituições financeiras.
De acordo com o edital da PND 2025, além dos concluintes das Licenciaturas inscritos no Enade, puderam solicitar a isenção da taxa os participantes registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. No ato da inscrição, é emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), que pode ser reimpressa acessando novamente o Sistema PND.
O que é PND?
O Ministério da Educação (MEC) criou a PND, neste ano, para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no Brasil. A política pública pretende atender 2,3 milhões de professores em todo o país
As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Educação do DF investiga denúncias contra professores