A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Ao todo, 7.219.048 contribuintes terão direito à devolução, que soma R$ 10 bilhões — o maior lote da história em número de beneficiados e o segundo em valor total.
Os pagamentos serão realizados a partir do dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A maior parte dos recursos será de contribuintes com prioridade no reembolso. Mesmo não estando nos grupos preferenciais previstos por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
Distribuição das restituições
6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
755.978 contribuintes sem prioridade;
83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
15.988 contribuintes acima de 80 anos;
11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Vale ressaltar que o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Consulta
O contribuinte pode fazer a consulta através do site da Receita Federal www.gov.br/receitafederal e clicar na seção “Meu Imposto de Renda”, escolhendo a opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones.
Se o depósito não ocorrer por problemas com a conta informada — como no caso de contas desativadas —, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Já quem deixar de resgatar os valores dentro do prazo de um ano deverá fazer o pedido por meio do portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
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