O rei Charles 3° apresentou uma série de exigências para que o príncipe Harry, seu filho mais novo, possa retornar à família real britânica. As informações são de uma reportagem publicada pelo site norte-americano RadarOnline na quinta-feira (21).
Conforme a publicação, as condições impostas pelo monarca foram consideradas “intragáveis” pelo príncipe e envolvem também a duquesa Meghan Markle, esposa de Harry.
Entre os principais pontos, está a determinação de que o casal encerre as críticas públicas à monarquia, que marcaram os últimos anos da relação entre eles e a instituição.
“Exilado da realeza, Príncipe Harry recebe condições brutais para o retorno à Família Real pelo Rei Charles: ‘Cale a boca sobre sua família… E mantenha sua esposa incômoda quietinha também!’”, diz o título da matéria.
Harry e Meghan renunciaram às suas funções como membros seniores da família real em janeiro de 2020. Desde então, o casal vive em Montecito, na Califórnia, Estados Unidos, com os filhos, Archie e Lilibet.
A decisão, apelidada pela imprensa britânica de “Megxit”, inaugurou um período de forte tensão entre os Sussex e o Palácio de Buckingham. Em diferentes entrevistas e produções, o casal fez críticas à instituição monárquica.
Meghan acusou um membro não identificado da realeza de racismo. Já Harry, em seu livro “O Que Sobra”, relatou ter sido agredido pelo irmão, William, durante uma discussão sobre Meghan.
Reaproximação
A recente movimentação nas relações entre Harry e Charles III ganhou destaque na mídia internacional após relatos de que representantes dos dois teriam se encontrado em um clube privado em Londres. Segundo o RadarOnline, o encontro foi um passo “significativo” para a reconciliação. No entanto, o rei teria deixado claro que o retorno de Harry dependeria diretamente do fim das críticas públicas.
“O rei nunca escondeu seu carinho por ambos os filhos, mas também enfatizou que o Harry não pode realisticamente esperar um retorno enquanto continuar com as críticas públicas e entrevistas constantes. O que é necessário é calma e contenção. Se o Harry conseguir demonstrar isso, pode haver um caminho à frente” disse uma fonte citada pela publicação.
Os assessores pessoais do Príncipe Harry e os representantes da Família Real Britânica não se pronunciaram sobre a reportagem do RadarOnline. As partes também seguem em silêncio sobre a suposta reunião realizada recentemente tendo em vista uma reaproximação entre o príncipe e seus familiares ingleses.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Príncipe Harry comparece a audiência em Londres