A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei está eliminada do Mundial. De quase garantido às oitavas de final, o time comandado por Bernardinho se despede do torneio de forma precoce, registrando a pior colocação do país em Campeonatos Mundiais, entre masculino e feminino: o 17º lugar.
Após vencer a China por 3 a 1 e a República Tcheca por 3 a 0, o Brasil chegou à última rodada com boas chances de avançar. Porém, a derrota para a Sérvia por 3 a 0, nesta quarta-feira (17), complicou o cenário. A classificação passou a depender de uma vitória chinesa sobre os tchecos, no confronto desta quinta-feira (18), mas ela não veio.
Com a derrota da China por 3 a 0, os brasileiros ficaram fora do grupo das 16 melhores seleções. Até então, o pior resultado do país havia sido um 13º lugar em 1966 no masculino, enquanto no feminino a marca negativa era um 15º em 1974.
O jogo que selou a eliminação
O primeiro set entre República Tcheca e China chegou a dar esperanças para o Brasil. Embora os tchecos tenham liderado durante quase toda a parcial, os chineses reagiram no fim, assumindo a dianteira em 23 a 22 e chegando a ter um set point em 24 a 23. No entanto, em um momento de frieza e eficiência, os tchecos emendaram três pontos seguidos – um de ataque, um de contra-ataque e um bloqueio certeiro – para fechar em 26 a 24.
Indra foi o destaque absoluto, somando 12 pontos só na primeira parcial, enquanto Jiang puxava a reação chinesa com seis anotações. A tensão aumentou quando Vasina, titular da República Tcheca, sentiu uma lesão e precisou deixar a quadra, jogando apenas alguns pontos.
No segundo set, o equilíbrio se manteve até metade da parcial, com direito a um ace de Wang que empatou o placar em 15 a 15. A partir daí, porém, os tchecos tomaram conta. Indra seguiu inspirado, enquanto o levantador Bartunek variava bem as jogadas, confundindo o bloqueio chinês. Os europeus abriram quatro pontos de frente e administraram a vantagem até o fim, vencendo por 25 a 19.
A terceira parcial foi totalmente de domínio da República Tcheca. Sem conseguir embalar uma sequência de pontos, a China se limitava a tentativas isoladas, enquanto os tchecos mostravam consistência e domínio. A diferença chegou a sete pontos no placar, e o set foi fechado em 25 a 18. O triunfo por 3 a 0 eliminou o Brasil do Mundial na primeira fase.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Renato Augusto anuncia aposentadoria do futebol aos 37 anos