A médica e influenciadora digital Romana Novais, casada com o DJ Alok, usou suas redes sociais para relatar sobre a ceratite química, uma inflamação na córnea que sofreu após realizar um lash lifting – procedimento estético que alonga e curva os cílios.
Com um curativo sob os olhos, Romana explicou através de um vídeo, que na manhã seguinte do procedimento acordou com cegueira temporária e muita dor.
“Quando eu abri [o olho], veio uma dor muito forte, fulminante, severa, foi a pior dor que eu senti na minha vida. Foi dilacerante, parecia que estava corroendo meu rosto. Estava tudo embaçado, não conseguia nem olhar no espelho”, relatou no story do Instagram.
A influenciadora foi diagnosticada por um oftalmologista com ceratite química, causada possivelmente por uma reação ao produto utilizado para alongar os cílios. Ela ainda informou que já havia realizado o procedimento outras vezes, mas nunca tinha enfrentado complicações e alertou: “Mulheres, quero deixar esse alerta para vocês. Foi realmente a pior dor que já senti na vida e, graças a Deus, tudo está se resolvendo”.
O tratamento para tratar a ceratite química consiste em lavagens e uso de colírios que irão diminuir a dor e auxiliar na cicatrização.
O que é ceratite química?
A ceratite é uma inflamação ou irritação que afeta a primeira camada de células da córnea. Pode ser causada pelo contato com produtos químicos que, ao atingir os olhos, podem causar intoxicação ocular.
Ela pode se desenvolver com o uso de produtos químicos utilizados para os olhos, cabelos e pele do rosto. Esse contato pode causar irritação, inchaço, visão turva e até mesmo cegueira temporária.
De acordo com a Clínica Memorial Santa Luzia, é necessário utilizar somente produtos químicos autorizados pela Anvisa, uma vez que suas composições podem comprometer a visão.
O que é o lash lifting?
O lash lifiting é um procedimento estético realizado com o objetivo de ressaltar o olhar, deixando os cílios mais curvados, alongados e definidos, sem a necessidade de usar rímel, extensão, curvex, ou cílios postiços.
O procedimento vai da raiz até a ponta dos cílios. Para realizá-lo, é necessário usar um molde, creme com aminoácidos, fixador de curvatura e produtos para a hidratação dos fios. O efeito pode durar várias semanas.
Segundo dados da Sala Digital, as pesquisas sobre o procedimento no Google aumentaram 750% nos últimos cinco anos, em comparação a períodos anteriores. Esse crescimento indica que a técnica está em alta entre o público feminino.
Cuidados ao realizar o procedimento:
- Escolher um profissional com formação e experiência em lash lifting
- Realizar um teste de sensibilidade com os produtos 24 a 48h antes para detectar possíveis alergias ou sensibilidade
- Fazer o procedimento com materiais esterilizados ou descartáveis
- Evitar o contato dos produtos com os olhos durante o procedimento
- Respeitar o tempo de ação dos produtos
- Não coçar os olhos nas primeiras 24h
- Evitar água, vapor e maquiagem nos olhos por 24h
Por Lorrayne Rosseti