Reforço no Morumbi. O São Paulo anunciou nesta sexta-feira (18) a contratação de Gonzalo Tapia, atacante chileno do River Plate. O jogador de 23 anos chegou ao Brasil na última segunda-feira. O acordo prevê vínculo por empréstimo até junho de 2026, com opção de compra e valor fixado para uma negociação definitiva. Tapia já foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está relacionado para o clássico contra o Corinthians, neste sábado (19), às 21h, pela 15ª rodada do Brasileirão.
Pedido de Crespo
A chegada de Gonzalo Tapia ao São Paulo atende a um pedido do técnico Hernán Crespo, com aval do departamento de scout, que já monitorava o jogador há um algum tempo. A análise detalhada do perfil do chileno foi determinante para a concretização do negócio.
O River Plate não criou obstáculos para a saída do atacante. O motivo está no regulamento da Associação do Futebol Argentino (AFA), que limita a seis o número de estrangeiros por elenco, com apenas cinco podendo ser relacionados para cada partida. Como Tapia vinha sendo pouco utilizado, a diretoria argentina aceitou o empréstimo.

Trajetória e evolução
Tapia chegou ao River Plate em 2024, depois de uma temporada de destaque na Universidad Católica, do Chile. Pelo clube chileno, marcou 11 gols e deu quatro assistências no mesmo ano, além de defender a seleção sub-20 no torneio pré-olímpico, com um gol e uma assistência.
Cria das categorias de base, Tapia foi promovido ao time principal em 2020 por Ariel Holan, ex-treinador do Santos. Inicialmente, atuava como ponta-direita, explorando força e velocidade. A mudança aconteceu sob o comando de Tiago Nunes, em 2024, quando passou a atuar como segundo atacante, com mais liberdade para se movimentar ao lado de um centroavante.
Em 2022, Tapia disputou 38 jogos, marcou três gols e deu três assistências. No ano seguinte, foram 29 partidas, quatro gols e três assistências. Em 2024, com a nova função tática, os números cresceram: 12 gols e cinco assistências em 39 jogos. No River Plate, porém, não teve o mesmo brilho: apenas sete jogos, sem gols ou assistências, o que contribuiu para a liberação ao Tricolor.
Como pode jogar no São Paulo
Tapia chega com a versatilidade de atuar tanto pelas pontas, preferencialmente a direita, quanto como segundo atacante. Aos 23 anos, tem margem para evoluir e se encaixa no modelo ofensivo de Hernán Crespo, que privilegia velocidade, mobilidade e transições rápidas. O chileno terá agora a chance de retomar o protagonismo e buscar espaço em um elenco que aposta em sua juventude e potencial de crescimento.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Dudu é punido em julgamento por misoginia contra Leila Pereira