Rajadas de vento e volume de chuva acima da média causaram transtornos em toda a cidade nesta quinta-feira (10); veja detalhes
A forte chuva que atinge a cidade de São Paulo desde o início da tarde desta quinta-feira (10) colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura. A seguir, confira mais detalhes sobre o temporal.
Chuva em São Paulo
De acordo com boletim da Enel, por volta das 12h40, cerca de 104 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, sendo 71,9 mil apenas na capital. A Zona Sul é a região mais afetada até o momento, principalmente em bairros periféricos como o Grajaú, onde já há registro de ruas alagadas.
Às 12h30, a Defesa Civil disparou um alerta severo via celular para moradores das zonas Sul, Oeste e Central da capital, informando a presença de chuva forte, raios e ventos intensos, com recomendação para que as pessoas busquem abrigo.
Chuva no ABC Paulista
Na região do ABC Paulista, o temporal também chegou com força. Em Santo André, moradores relataram queda de granizo no início da tarde. Já em Mauá, a Defesa Civil também enviou um alerta por celular sobre a possibilidade de chuva grave nas próximas horas. A cidade vizinha de São Bernardo do Campo enfrenta situação semelhante, com ruas já alagadas devido à intensidade da chuva.
As autoridades orientam a população a evitar deslocamentos durante os períodos mais críticos e não enfrentar áreas alagadas, que podem oferecer riscos à vida.
Leia também: Mudança no regime de chuvas nas capitais brasileiras revela os impactos da crise climática
Por: Aline Feitosa | Revisão: Thaisi Carvalho