O Ministério da Educação (MEC) informou, na sexta-feira (24), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2026.
Até então, o Sisu aceitava apenas a nota da edição mais recente do Enem. Agora, o sistema considerará automaticamente o melhor desempenho obtido em 2023, 2024 ou 2025, sem necessidade do candidato escolher manualmente. A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado em 20 de outubro, que trata da adesão de instituições públicas e gratuitas ao processo seletivo.
O documento completo está disponível na página do Sisu no Portal de Acesso Único. Segundo o MEC, a classificação dos candidatos terá como referência a melhor média ponderada obtida em uma das três edições do Enem, desde que o participante não tenha se inscrito como treineiro.
As instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar do processo seletivo deverão aderir ao Sisu entre os dias 27 de outubro a 28 de novembro, exclusivamente pelo Sisu Gestão. Cada IES deverá oferecer pelo menos duas vagas por curso e turno em que desejar participar.
Independentemente do número total de vagas, das políticas de cotas ou das ações afirmativas adotadas, o edital garante ao menos uma vaga de ampla concorrência em cada curso e turno.
Durante esse período, as universidades poderão reabrir e alterar o termo de adesão, ação prevista no documento com as regras de participação. Porém, só valerá a última versão assinada pelo responsável legal da instituição.
Por Arthur Moreira | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Enem 2025 terá datas especiais nas cidades-sede da COP30 no Pará




