A ação faz parte da campanha da Fundação do Câncer para conscientizar usuários de vape sobre os riscos para a saúde
Uma campanha inovadora para conscientizar adolescentes e jovens adultos sobre os perigos camuflados nos cigarros eletrônicos começou a circular em redes sociais do país. A ação, chamada “Vape Mata”, utiliza o universo dos games para chamar a atenção para os riscos do dispositivo para fumar, cuja venda está proibida no Brasil desde 2009.
A iniciativa criada pela Fundação do Câncer tem como foco a prevenção entre jovens de 15 a 24 anos — faixa etária que representa 70% dos usuários de vape.
Invasão nos jogos
No último final de semana, jogadores com o apelido “VAPE” invadiram partidas online de jogos populares, como CS2 e Free Fire, e sabotaram ou eliminaram streamers em tempo real. O conteúdo dessas interações foi registrado e se tornou parte central da campanha, que conta com depoimentos reais de streamers sobre a experiência..
O objetivo da ação foi traçar um paralelo entre a frustração nos jogos e os impactos nocivos do cigarro eletrônico na vida real.
A campanha faz parte do Movimento Vape OFF, da Fundação do Câncer, para informar a população sobre os riscos do uso desses dispositivos e seus efeitos na saúde.
“Queríamos encontrar um caminho autêntico para falar com a Geração Z, que é o público mais exposto ao uso de vapes. A dinâmica nos games tem a linguagem apropriada para mostrar ao jovem como o cigarro eletrônico pode comprometer o desempenho no jogo e na vida”, explica Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.
Todo o conteúdo será amplificado nas redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, com apoio de influenciadores digitais e criadores de conteúdo do universo gamer.

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.