A canonização do beato Carlo Acutis, marcada para o próximo domingo (27) na Praça São Pedro, em Roma, foi suspensa pelo Vaticano por conta do período de luto pela morte do Papa Francisco. Carlo é o primeiro santo “milennial” (pessoas nascidas entre a década de 1980 e meados de 1990) e também o padroeiro da Internet.
Dois milagres cientificamente comprovados pela Igreja Católica atribuídos a ele, um deles ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, permitiram o reconhecimento de sua santidade. O Papa Francisco já deixou assinado o documento da canonização de Carlo. Mas ainda não há data para a cerimônia
Menino cheio de virtudes
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, em uma família abastada, mas passou toda a sua vida em Assis, na Itália, de maneira simples. Ele praticamente doava toda a sua mesada para compra de alimentos e roupas aos mais necessitados. Desde pequeno já demonstrava fé e devoção à eucaristia (celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo), que chamava de sua autoestrada para o céu.
Ainda menino, também incentivava outras crianças a praticarem atos de caridade, ia todos os dias à missa e rezava constantemente. Aos 7 anos começou a fazer evangelização pela internet, catalogando milagres registrados no mundo. Por conta disso que recebeu o título de padroeiro da web.
Ele morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, de leucemia. Logo depois ganhou vários títulos até a canonização: servo de Deus, venerável e beato, em 2020, por conta do milagre ocorrido no Brasil.
Fé brasileira
O primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis aconteceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 12 de outubro de 2013, com o menino Matheus Vianna. Desde bebê ele não conseguia se alimentar nem ganhar peso. Tinha vômitos e passava muito mal. O diagnóstico, porém, só veio aos 4 anos: pâncreas anular, uma condição rara que impedia a correta digestão dos alimentos.
Os médicos recomendavam cirurgia delicada para correção, mas com riscos imensos. Na ocasião, um padre recém-chegado da Itália com relíquias de Carlo Acutis incentivou a família da criança a tocar nos objetos
O que aconteceu a seguir surpreendeu a todos. O menino pediu comida, parou de vomitar e foi curado. Hoje ele vive muito bem, mas prefere se manter longo dos holofotes.
O segundo milagre foi a cura de Valéria Valverde, uma jovem da Costa Rica que sofreu traumatismo craniano após um acidente de bicicleta, em Florença, na Itália, em 2022. Ela estava em coma irreversível e voltou à vida normal, sem sequelas, após a mãe tocar em objetos de Carlo Acutis e rezar.
LEIAM TAMBÉM: https://marciadantasnews.com.br/vaticano-em-luto-saiba-quem-comanda-a-igreja-ate-o-novo-papa-ser-eleito/🌎 Internacional

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.