Pertencentes ao grupo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), essas folhas podem ser usadas em sucos, chás, smoothies, sopas, caldos e refogados — mas o consumo cru não é recomendado.
Os benefícios da batata-doce
De acordo com nutricionistas, a folha de batata-doce é rica em polifenóis, flavonoides, carotenoides, além de vitaminas A, C, E e do complexo B, além de minerais como ferro, magnésio e zinco.
Entre os principais benefícios está o fortalecimento da imunidade, graças à vitamina C, que atua como antioxidante e anti-inflamatório natural. Essa ação ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo e pelo envelhecimento precoce. O consumo também pode acelerar o metabolismo e favorecer a digestão, por conta da vitamina B2.
As folhas ainda contribuem para a saúde óssea, já que cálcio, vitamina K e potássio auxiliam na manutenção da estrutura dos ossos. Também ajudam no controle glicêmico — sendo indicadas para pessoas com diabetes — e na prevenção de inflamações e doenças cardiovasculares.
No entanto, é preciso alguns cuidados em seu preparo
Segundo o Correio Braziliense, a nutricionista Jéssica Benedetti, do Hospital Anchieta de Brasília, alerta que as folhas não devem ser consumidas cruas, pois contêm substâncias tóxicas.
“Antes de consumi-las, é necessário cozinhar bem as folhas, garantindo que sua toxicidade seja eliminada”, orienta.
Ela também recomenda atenção à higienização:
“Por estarem em contato direto com a terra, as folhas da batata-doce precisam passar por um processo cuidadoso de limpeza. Uma dica é descartar a primeira água após a fervura.”
Depois de cozidas, as folhas podem ser refogadas ou adicionadas a sucos e outras preparações.
Veja 5 dicas de consumo
Refogado simples – refogue as folhas com alho, cebola e um fio de azeite.
Sopa nutritiva – acrescente folhas picadas em sopas de legumes ou caldos.
Suco verde – bata folhas cozidas com maçã, limão e água.
Smoothie saudável – combine folhas cozidas, banana e leite vegetal.
Wrap ou salada morna – misture folhas refogadas com frango desfiado, tomate e temperos a gosto.
Por Kátia Gomes com *colaboração da Redação MD News
VEJA TAMBÉM: COP 30 libera venda de açaí, tucupi e maniçoba em áreas oficiais do evento