O governo de Buenos Aires anunciou recentemente a medida BA Cripto, no qual os argentinos podem pagar impostos, emitir carteiras de motorista e multas de trânsito com qualquer tipo de criptomoeda, como a Bitcoin. O pagamento é emitido por meio de carteiras virtuais e códigos QR Codes. Ao ler boletos ou outros serviços, a conversão do valor é automática para pesos argentinos.
Por enquanto, isso só acontece na capital, porém, outras províncias argentinas devem seguir o mesmo caminho. Para facilitar a declaração tributária, será criada uma categoria de compra e venda de criptoativos. Os Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV) ficaram isentos, pagando impostos somente sobre a diferença das cotações, para incentivar as empresas a realizarem registros formais.
A iniciativa fará com que as moedas virtuais se desenvolvam no país, sendo um bom incentivo para as corporações criarem políticas que favoreçam o arcabouço regulatório. Dessa maneira, a cidade pretende virar líder da América Latina e mundial em cripto, adicionando-as como pagamentos em serviços públicos e impostos municipais.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Vencedor do prêmio Nobel Krugman elogia PIX: “Brasil inventou o futuro do dinheiro?”