O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, reiterou nesta quarta-feira (23) que as tentativas lideradas pelo ocidente de barrar o programa nuclear do Irã não surtiram efeito. Ele também garantiu que seguirá os projetos relacionados ao enriquecimento de urânio, mas garantiu que o desenvolvimento desta capacidade nuclear será realizado “dentro da estrutura do direito internacional”.
“Esta é uma posição fundamental e permanente. O enriquecimento de urânio continuará em solo iraniano, de acordo com as normas internacionais”, disse Pezeshkian em entrevista à Al Jazeera.
“O presidente dos EUA, Donald Trump diz que o Irã não deveria ter uma arma nuclear e nós aceitamos isso porque rejeitamos armas nucleares e esta é nossa posição política, religiosa, humanitária e estratégica”, disse ele.
Sobre o conflito com Israel, Pezeshkian comentou – “Estamos totalmente preparados para qualquer novo movimento militar israelense, e nossas forças armadas estão prontas para atacar novamente”. O Irã não está contando que o cessar-fogo que encerrou a guerra de 12 dias irá se manter, pontuou. “Não estamos muito otimistas com isso”.
“É por isso que nos preparamos para qualquer cenário possível e qualquer resposta potencial. Israel nos prejudicou, e nós também o prejudicamos. Nos desferiu golpes poderosos, e nós o atingimos com força em suas profundezas, mas ele está escondendo suas perdas”, apontou.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Agência Internacional de Energia Atômica diz que não sabe onde Irã escondeu urânio enriquecido