A partir de agora, uma comissão interministerial vai acompanhar e avaliar a qualidade da formação de médicos no país. A criação do grupo, que envolve os ministérios da Saúde e da Educação, foi anunciada nesta quarta-feira (23), durante entrevista coletiva no Ministério da Educação e Cultura (MEC), em Brasília.
O objetivo da medida é discutir e propor ações para aprimorar o ensino médico, com base nos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e nas novas diretrizes para a educação médica no Brasil. Um dos focos será a definição clara do que se espera dos estudantes em cada etapa da graduação.
Obrigatório
O Enamed une características do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Exame Nacional de Residência (Enare), permitindo uma avaliação abrangente e contínua do desempenho dos estudantes de Medicina ao longo do curso. A participação no exame será obrigatória e sua estrutura estará integrada à matriz curricular dos cursos de graduação em Medicina.
A inscrição no Enamed será gratuita, com critérios e prazos definidos em edital a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Atribuições
A Comissão Interministerial terá como principais atribuições a análise dos resultados do Enamed, a avaliação da qualidade dos cursos de Medicina e a atualização das diretrizes curriculares.
O grupo também será responsável por propor adequações na formação médica frente às novas demandas, como a incorporação de tecnologias – incluindo inteligência artificial – e os desafios impostos pela pós-pandemia.
Progresso acadêmico
O Enamed foi desenvolvido para mensurar o desempenho dos estudantes em relação às diretrizes curriculares nacionais. Ele permitirá o monitoramento contínuo do progresso acadêmico dos estudantes, com a definição de níveis de desempenho.
Os resultados do exame serão utilizados na avaliação da qualidade dos cursos em todo o país e poderão ser considerados em processos seletivos de residência médica, incluindo o Enare.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comparou o Enamed ao modelo de avaliação contínua adotado pelo Programa Mais Médicos, que realiza exames anuais obrigatórios para os profissionais participantes.
“Assim como no Mais Médicos, o Enamed busca identificar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo a qualificação contínua e fortalecendo as práticas assistenciais no SUS”, observou.
Além dos ministérios da Saúde e da Educação, a comissão incluirá representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de entidades médicas, instituições de ensino e gestores estaduais e municipais.
LEIAM TAMBÉM: https://marciadantasnews.com.br/alerta-na-saude-mec-vai-avaliar-o-que-medicos-aprendem-na-pratica/👩🏻⚕️ Saúde

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.