A Grande São Paulo amanheceu nesta quinta-feira com diversos transtornos oriundos da passagem de um ciclone extratropical. Cerca de 1,5 milhão de imóveis seguem sem energia, sendo pouco mais de um milhão só na capital. As informações são da Enel, concessionária que atende a capital e outras 23 cidades da região metropolitana.
Ao menos 2 milhões de clientes tiveram o fornecimento afetado desde o vendaval registrado na quarta-feira,com rajadas que atingiram 98,1 km/h na Lapa, Zona Oeste, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A força dos ventos derrubou árvores e lançou galhos e objetos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da infraestrutura de distribuição.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que 235 semáforos estão apagados por falta de energia, o que contribuiu para que a lentidão no trânsito ultrapassasse 203 km às 7h desta quinta. O abastecimento de água também foi impactado em diversos pontos.
De acordo com a administração municipal, foram registradas 231 quedas de árvores apenas na capital. Até a manhã desta quinta, equipes de limpeza aguardavam a intervenção da Enel em 40 ocorrências para que a energia fosse desligada, permitindo a remoção segura dos troncos e galhos. Em todo o estado, o Corpo de Bombeiros recebeu 1.642 chamados para quedas de árvores.
No ABC Paulista, o município de São Bernardo do Campo também sofreu estragos. O teto de um posto de combustíveis foi arrancado pela força do vento.
Em Embu-Guaçu, mais de 60% do município estão sem luz. Em valores totais, são 14.267 pontos prejudicados de 22.874, ainda segundo informações da Enel.
Aeroportos com funcionamentos afetados
O Aeroporto de Congonhas, localizado na Zona Sul, teve 181 voos impactados na quarta-feira. Foram 88 chegadas e 93 partidas com atrasos ou cancelamentos conforme dados da administradora Aena. Mesmo com as operações iniciadas às 6h desta quinta-feira, até 6h55 já haviam sido cancelados quatro voos de saída e nove de chegada.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, até o mesmo horário (6h55), foram registradas duas decolagens e 15 pousos cancelados. Na quarta-feira, 31 aeronaves que chegariam ao terminal precisaram ser redirecionadas para outros aeroportos.
Por: Arthur Moreira | Revisão: Redação MD News
VEJA TAMBÉM: Ricardo Nunes enfrenta justiça após nomeação de assessor condenado por antissemitismo



