Lançamento ocorreu em Salvador e reuniu apoiadores e lideranças políticas
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), oficializou na manhã desta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, como parte de uma estratégia para ampliar sua base eleitoral e se desvincular da imagem regional associada a Goiás.
Com o slogan “Coragem para endireitar o Brasil”, Caiado reforça um discurso alinhado a pautas conservadoras com tom de esperança e mudança, e marca posição na corrida presidencial de 2026.
A escolha da Bahia para o lançamento não foi por acaso. Durante sua estadia no estado, Caiado recebeu o título de cidadão baiano e a Comenda 2 de Julho, conferida a ele por proposição apresentada pelo deputado baiano Sandro Régis (UB).
O evento contou com forte presença de apoiadores vindos de Goiás. Caravanas de ônibus partiram do cerrado goiano trazendo simpatizantes, além de membros do secretariado estadual, o Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), deputados estaduais e federais e aproximadamente 140 prefeitos goianos.
Além das lideranças regionais, destacou-se a presença do senador paranaense Sérgio Moro (União Brasil). Em entrevista ao portal Mais Goiás, o parlamentar elogiou Ronaldo Caiado, afirmando que seu apoio se deve a um “trabalho brilhante” e acrescentou: “Caiado é um excelente nome, tem uma carreira política exemplar e precisamos derrotar o governo Lula.”
Apoio religioso e empresarial
Antes do evento político, Caiado, juntamente com a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, visitou locais simbólicos, como a Basílica do Senhor do Bonfim — onde recebeu bênçãos em um aceno à religiosidade popular — e as Obras Sociais Irmã Dulce, instituição de referência em assistência social em Salvador.
Nos dias que antecederam o lançamento da pré-candidatura, o governador intensificou o diálogo com setores econômicos. Ele participou de um almoço com representantes da Fecomércio-BA e de um jantar com membros da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), além de encontros com lideranças da Federação da Agricultura e Pecuária e do SENAR da Bahia. A movimentação indica uma tentativa de consolidar apoio empresarial para sua candidatura.
Caso a candidatura se confirme, esta será a segunda vez que Caiado disputará a Presidência da República. Em 1989, ele concorreu ao cargo, mas não obteve sucesso. Naquela ocasião, Fernando Collor foi eleito.
Por: Laís Queiroz | Revisão: Thaisi Carvalho